Connect with us

Hi, what are you looking for?

Corpo

Abdominoplastia

A abdmonioplastia é a cirurgia plástica indicada para corrigir a flacidez no abdomen, comum após a gravidez ou grandes emagrecimentos.

abdominoplastia

INDICAÇÕES | CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA | RECUPERAÇÃO

Ter uma barriga lisinha e chapada é o sonho de consumo de dez entre dez mulheres, principalmente com a chegada do verão, estação dos corpos a mostra. Entretanto, fatores como gravidez e grandes variações no peso corporal podem trazer alterações na estética abdominal que em muitos casos podem ser impossíveis de se corrigir apenas com a prática regular de exercícios e adoção de uma dieta equilibrada.

Quando a flacidez abdominal já está instalada, com a presença de estrias, a pele da região abdominal já perdeu sua elasticidade. Nesses casos está indicada a cirurgia plástica de abdominoplastia, que pode restaurar a estética da região do abdomen, proporcionando uma barriga lisinha e sensual. O primeiro passo para realização da cirurgia tem inicio na consulta com o cirurgião plastico Dr Valter Hugo. Ele irá lhe explicar detalhadamente todos os detalhes a respeito do procedimento, solicitar exames pré operatórios necessários e lhe indicar se você possui ou não indicação para realização do mesmo. Pacientes com grande flacidez abdominal, não responsiva a dieta e atividade física podem realmente se beneficiar da abdominoplastia.

Deve-se ter em mente que em muitos casos, a paciente não possui apenas flacidez abdominal, mas também gordura localizada. A cirurgia plástica do abdomen NÃO irá remover o excesso de gordura localizada, mas apenas a flacidez do abdomen. Caso a paciente deseje também uma melhora no contorno corporal, deve associar um procedimento de lipoaspiração, que pode ser realizado juntamente com a abdominoplastia (também chamado de lipoabdominoplastia), ou ser realizada separadamente, antes ou depois da plástica do abdomen. Em muitos casos somente a realização da lipoaspiração já pode ser suficiente para tratar a flacidez abdominal (o que evitaria a realização da abdominoplastia e a cicatriz resultante da mesma), já que a lipoaspiração promove grande retração da pele durante o seu processo de cicatrização, porém tal opção deve ser avaliada pelo seu cirurgião, que irá lhe indicar se essa se aplica ao seu caso. Para saber mais sobre lipoaspiração e lipoescultura, acesse também nosso site especializado em www.lipoaspiracao.net.

CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA PASSO A PASSO

A Abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia geral ou raquidiana, possui duração média de 3h para sua realização e requer internação por cerca de 24 horas. O procedimento está indicado nos casos que a paciente apresenta excesso de flacidez no abdomen, que pode ocorrer após grandes emagrecimentos, ou mais comumente depois de uma gravidez.

A cirurgia tem início com a marcação prévia pelo cirurgião do excesso de pele abdominal que será removido. A cicatriz resultante da cirurgia ficará localizada na região pubiana e sua extensão ( tamanho) irá variar de acordo com cada paciente. Quanto maior a quantidade de flacidez presente, maior será a cicatriz abdominoplastia resultante, que poderá possuir desde uma extensão semelhante a uma cicatriz de cesariana, como é  o caso da mini abdominoplastia, até a abdominoplastia clássica ou completa, quando há maior flacidez, e a cicatriz vai desde uma crista ilíaca a outra, geralmente podendo ser escondida dentro da marca de roupa íntima do paciente.

fotos abdominoplastia
Fig. 1 – Fotos da Abdominoplastia : passo a passo da cirurgia

Em alguns casos, além da incisão horizontal na região pubiana, podem ser necessários uma cicatriz vertical, quando há um excesso de pele muito grande ( principalmente em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica ), na chamada abdominoplastia em âncora. Nesse caso, devido a perda de peso excessivo nos pacientes pós barátricos, existe muita flacidez, tanto no plano vertical, quanto horizontal, de fazendo necessária a cicatriz vertical da abdominoplastia em âncora, para um melhor resultado.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Já na abdominoplastia modificada, o paciente possui flacidez de pele, mas não o suficiente para que seja retirada pele até acima do umbigo. Dessa forma, o excesso de pele retirado fica abaixo do umbigo, que com a tração do retalho abdominal, irá descer e se localizar próximo a região pubiana. Nesse caso, devemos excisar (cortar) a cicatriz umbilical e, no local do antigo umbigo, permanecerá uma pequena cicatriz vertical além da cicatriz horizontal. Todas essas possibilidades devem ser exaustivamente discutidas com seu cirurgião previamente à realização do procedimento, para que não hajam surpresas no pós operatório. Um paciente esclarecido geralmente possui um índice de satisfação muito maior do que aquele que não estava ciente das limitações e possíveis resultados de sua cirurgia plástica.

tipos de abdominoplastia
Fig. 2 – Tipos de Abdominoplastia e cicatriz : clássica, modificada e miniabdomen

Após a anestesia, a cirurgia tem início com a incisão nos locais previamente demarcados pelo cirurgião. Nesse momento, além de avaliar o excesso de pele a ser retirado, o cirurgião geralmente faz uma plicatura (“costura”) dos músculos reto abdominais, que geralmente encontram-se separados (“diástase“) em decorrência de uma gravidez ou grande emagrecimento. A diastase abdominal dá uma aparência de uma barriga maior do que a paciente tem na verdade e, caso esteja presente, será corrigida na abdominoplastia.

Essa plicatura irá funcionar como uma “cinta interna”, diminuindo a cintura e auxiliando na estética do abdomen. Após essa etapa, temos ressecçao do excesso de pele e o reposicionamento da cicatriz umbilical em seu antigo local.

cirurgia abdominoplastia
Fig. 3 – A costura dos músculos abdominais na abdominoplastia reduz medidas na cintura.

Dependendo da cirurgia, podem ser necessários a presença de drenos abdominais que podem permancer por 24-48h e tem a função de impedir a formação de hematomas no pós operatório. Concluida essa etapa são realizados curativos e o paciente retorna ao quarto, onde permanecerá internado por cerca de 24h até a alta hospitalar.

RECUPERAÇÃO DA ABDOMINOPLASTIA

No pós operatório, a paciente deve utilizar uma cinta compressiva abdominal por cerca de 2 meses. Nos primeiros dias a paciente deverá evitar a realização de esforço físico e deverá andar curvada, para evitar o alargamento da cicatriz. Idealmente a paciente deve serparar cerca de 20-30 dias para sua completa recuperação. Os pontos geralmente são retirados com cerca de 15-21 dias e o resultado final é observado geralmente em 3-4 meses, período em que a maior parte do inchaço já desapareceu, e a paciente já pode observar o seu novo contorno abdominal.

cinta compressiva da abdominoplastia
Fig. 4 – A cinta compressiva deve ser usada por 2 meses após a abdominoplastia

Na Clínica Bioplástica, você será atendida pelo Dr Valter Hugo, cirurgião plastico da SBCP com larga experiência em abdominoplastia, prontos para lhe indicar qual a cirurgia mais indicada para o seu caso. Se você ficou interessada na plástica do abdomen, ligue para nossas atendentes no ☎ (21) 3547-8621 / 2284-1721 ou 📗WhatsApp (21) 98448-1721 e agende sua consulta de avaliação. A conquista de uma barriga lisinha e chapada pode estar mais próxima do que você imagina!

Advertisement

CONSULTÓRIO:

R. Conde de Bonfim, 99/906

Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Tel: (21) 2284-1721 / 3547-8621

Whatsapp: +55 (21) 98448-1721

Dr Valter CRM 779857 – RQE 14111

Você pode gostar também

Cirurgia Masculina

A fimose ( circuncisão ) é a cirurgia plastica penis que remove o excesso de pele sobre a cabeça peniana, permitindo a exposição completa...

Cirurgia Masculina

Que homem nunca se perguntou se o tamanho do seu penis é normal? Da mesma maneira que as mulheres desejam aumentar os seios ou...

Cirurgia Masculina

A cirurgia protese peniana pode proporcionar uma vida sexual plena e saudável para aqueles pacientes que sofrem com a impotencia sexual. O procedimento geralmente...

Cirurgia Feminina

Os seios perfeitos podem ser obtidos com a cirurgia de implante de protese de silicone nos seios. Veja o passo a passo da cirurgia,...

Registrado © 2021 Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico RJ CRM 52779857 RQE 14111