Home » Cirurgia Plastica Feminina, Cirurgia Plastica Masculina

Abdominoplastia

Escrito por em 01/10/2016 – 12:07 am327 Comentários

abdominoplastia
INDICAÇÕES | CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA | RECUPERAÇÃO

Ter uma barriga lisinha e chapada é o sonho de consumo de dez entre dez mulheres, principalmente com a chegada do verão, estação dos corpos a mostra. Entretanto, fatores como gravidez e grandes variações no peso corporal podem trazer alterações na estética abdominal que em muitos casos podem ser impossíveis de se corrigir apenas com a prática regular de exercícios e adoção de uma dieta equilibrada. Quando a flacidez abdominal já está instalada, com a presença de estrias, a pele da região abdominal já perdeu sua elasticidade. Nesses casos está indicada a cirurgia plástica de abdominoplastia, que pode restaurar a estética da região do abdomen, proporcionando uma barriga lisinha e sensual.

O primeiro passo para realização da cirurgia tem inicio na consulta com seu cirurgião. Ele irá lhe explicar detalhadamente todos os detalhes a respeito do procedimento, solicitar exames pré operatórios necessários e lhe indicar se você possui ou não indicação para realização do mesmo. Pacientes com grande flacidez abdominal, não responsiva a dieta e atividade física podem realmente se beneficiar da abdominoplastia. Deve-se ter em mente que em muitos casos, a paciente não possui apenas flacidez abdominal, mas também gordura localizada. A cirurgia plástica do abdomen não irá remover o excesso de gordura localizada, mas apenas a flacidez do abdomen. Caso a paciente deseje também uma melhora no contorno corporal, deve associar um procedimento de lipoaspiração, que pode ser realizado juntamente com a abdominoplastia ( também chamado de lipoabdominoplastia ), ou ser realizada separadamente, antes ou depois da plástica do abdomen. Em muitos casos somente a realização da lipoaspiração já pode ser suficiente para tratar a flacidez abdominal ( o que evitaria a realização da abdominoplastia e a cicatriz resultante da mesma), já que a lipoaspiração promove grande retração da pele durante o seu processo de cicatrização, porém tal opção deve ser avaliada pelo seu cirurgião, que irá lhe indicar se essa se aplica ao seu caso. Para saber mais sobre lipoaspiração e lipoescultura, acesse também nosso site especializado em www.lipoaspiracao.net .

CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA PASSO A PASSO

A Abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar, geralmente sob anestesia geral ou raquidiana, possui duração média de 3h para sua realização e requer internação por cerca de 24 horas. O procedimento está indicado nos casos que a paciente apresenta excesso de flacidez no abdomen, que pode ocorrer após grandes emagrecimentos, ou mais comumente depois de uma gravidez.

A cirurgia tem início com a marcação prévia pelo cirurgião do excesso de pele abdominal que será removido. A cicatriz resultante da cirurgia ficará localizada na região pubiana e sua extensão ( tamanho) irá variar de acordo com cada paciente. Quanto maior a quantidade de flacidez presente, maior será a cicatriz abdominoplastia resultante, que poderá possuir desde uma extensão semelhante a uma cicatriz de cesariana, como é  o caso da mini abdominoplastia, até a abdominoplastia clássica ou completa, quando há maior flacidez, e a cicatriz vai desde uma crista ilíaca a outra, geralmente podendo ser escondida dentro da marca de roupa íntima do paciente.

fotos abdominoplastia
Fig. 1 – Fotos da Abdominoplastia : passo a passo da cirurgia

Em alguns casos, além da incisão horizontal na região pubiana, podem ser necessários uma cicatriz vertical, quando há um excesso de pele muito grande ( principalmente em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica ), na chamada abdominoplastia em âncora. Já na abdominoplastia modificada, o paciente possui flacidez de pele, mas não o suficiente para que seja retirada até acima do umbigo. Nesse caso, no local do antigo umbigo permanecerá uma pequena cicatriz vertical além da cicatriz horizontal. Todas essas possibilidades devem ser exaustivamente discutidas com seu cirurgião previamente à realização do procedimento, para que não hajam surpresas no pós operatório. Um paciente esclarecido geralmente possui um índice de satisfação muito maior do que aquele que não estava ciente das limitações e possíveis resultados de sua cirurgia plástica.

tipos de abdominoplastia
Fig. 2 – Tipos de Abdominoplastia e cicatriz : clássica, modificada e miniabdomen

Após a anestesia, a cirurgia tem início com a incisão nos locais previamente demarcados pelo cirurgião. Nesse momento, além de avaliar o excesso de pele a ser retirado, o cirurgião geralmente faz uma plicatura ( “costura” ) dos músculos reto abdominais, que geralmente encontram-se separados ( ” diástase ” ) em decorrência de uma gravidez ou grande emagrecimento. Essa plicatura irá funcionar como uma “cinta interna”, diminuindo a cintura e auxiliando na estética do abdomen. Após essa etapa, temos ressecçao do excesso de pele e o reposicionamento da cicatriz umbilical em seu antigo local.

cirurgia abdominoplastia
Fig. 3 – A costura dos músculos abdominais na abdominoplastia reduz medidas na cintura.

Dependendo da cirurgia, podem ser necessários a presença de drenos abdominais que podem permancer por 24-48h e tem a função de impedir a formação de hematomas no pós operatório. Concluida essa etapa são realizados curativos e o paciente retorna ao quarto, onde permanecerá internado por cerca de 24h até a alta hospitalar.

RECUPERAÇÃO DA ABDOMINOPLASTIA

No pós operatório, a paciente deve utilizar uma cinta compressiva abdominal por cerca de 2 meses. Nos primeiros dias a paciente deverá evitar a realização de esforço físico e deverá andar curvada, para evitar o alargamento da cicatriz. Idealmente a paciente deve serparar cerca de 20-30 dias para sua completa recuperação. Os pontos geralmente são retirados com cerca de 15-21 dias e o resultado final é observado geralmente em 3-4 meses, período em que a maior parte do inchaço já desapareceu, e a paciente já pode observar o seu novo contorno abdominal.

cinta compressiva da abdominoplastia
Fig. 4 – A cinta compressiva deve ser usada por 2 meses após a abdominoplastia

Na Clínica Bioplástica, dispomos de cirurgiões com larga experiência em abdominoplastia, prontos para lhe indicar qual a cirurgia mais indicada para o seu caso. Se você ficou interessada na plástica do abdomen, ligue para nossas atendentes no telefone 021-3547-8621 ou 2284-1721 e agende sua consulta de avaliação. A conquista de uma barriga lisinha e chapada pode estar mais próxima do que você imagina!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe o seu comentário abaixo, ou. Você pode ainda assinar esses comentários via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.

327 Comentários »