bichectomia
tópicos : bichectomia famosas | indicações | quanto custa bichectomiacirurgia

Nos últimos tempos, tem-se ouvido falar cada vez mais de um procedimento que virou uma verdadeira mania entre as celebridades que querem ficar com o rosto mais fininho, e, tem ganhado cada vez mais adeptos entre o público em geral: a Bichectomia ou cirurgia de redução das bochechas. O procedimento visa a remoção das Bolas de Bichat, que estão localizadas entre a maçã do rosto e a mandíbula, proporcionando um rosto mais afilado e harmônico, naqueles pacientes que sentem algum incômodo em relação ao volume de suas bochechas.

Para entendermos o procedimento, vamos fazer uma pequena revisão da anatomia da região. As “Bolas de Bichat “são dois grupos bem definidos de tecido adiposo, localizados profundamente em cada bochecha, logo abaixo das maçãs do rosto , em um pequeno recesso anatômico entre os músculos masseter e bucinador . Quando somos bebês, as bolas de Bichat facilitam a succção do leite materno, porém, elas não possuem nenhuma função específica no paciente adulto, além do fato de dar volume para a área, podendo ser maiores ou menores, dependendo das características de cada indivíduo.

preço bichectomia

Na infância, esses depósitos de gordura geralmente têm maior volume, criando a típica face em lua cheia ou contorno arredondado do rosto, que comumente observamos em um bebê ou uma criança. Ao longo dos anos, este tecido adiposo geralmente começa a diminuir de forma gradual. No entanto, a diminuição do volume varia em grau de pessoa para pessoa. Geralmente, em pessoas que têm contornos faciais mais arredondados, com as bochechas proeminentes e maçãs do rosto mal definidos, estas bolas de gordura de Bichat não sofrem atrofia com o tempo, deixando o rosto com um aspecto indesejavelmente grande e redondo. A bichectomia está indicada justamente para esses grupo de pacientes, que querem um rosto mais fino e delicado, ressaltando o efeito “blush” nas mulheres e dando um rosto mais “quadrangular” e viril aos homens.

QUEM POSSUI INDICAÇÃO PARA BICHECTOMIA ?

Qualquer adulto com boa saúde, que não está feliz com o efeito de rosto arredondado, por aumento do volume das bochechas, e que busca mais definição, harmonia e beleza em suas características faciais, seria um potencial bom candidato para bichectomia. Entretanto, o cirurgião deve avaliar cada caso individualmente, através de um minucioso exame facial, a fim de verificar se o paciente irá realmente se beneficiar da bichectomia. Isso porque, existem casos aonde mesmo após a remoção das Bolas de Bichat, não se observa grande alteração no volume das bochechas. A seguir, vou explicar essas duas situações específicas:

✔ Hipertrofia do músculo masseter : Em alguns casos, o rosto mais largo e arredondado, se deve não ao aumento das bolas de Bichat, mas sim da hipertrofia do músculo masseter, um dos músculos responsáveis pela mastigação e que pode estar mais “gordinho”. Essa hipertrofia muscular, gera um aumento de volume na região do ângulo da mandíbula ( aonde fica a parte de trás das bochechas ), e nesse caso a bichectomia pode ter um resultado limitado, podendo não resolver a questão estética do paciente. Nos casos da hipertrofia do músculo masseter, os tratamentos mais indicados seriam a aplicação de toxina botulínica ou ressecção parcial do m. masseter.

✔ Pacientes com “bola de Bichat” pequena: A bichectomia, obviamente irá remover apenas o volume correspondente a Bola de Bichat do paciente, que varia enormemente em cada indivíduo. Alguns tem uma bola de Bichat mais volumosa, enquanto outros a possuem em tamanho menor. Nesses pacientes aonde a Bola de Bichat é pequena, os resultados serão mais discretos. Diante do exposto acima, eu acredito que um dos fatores primordiais para o sucesso da cirurgia plástica e satisfação do paciente está na boa relação médico paciente e esclarecimento de todas as dúvidas relativas ao procedimento ANTES da cirurgia. Uma paciente bem esclarecida e ciente dos riscos e limitações de resultado que podem ser obtidas em um procedimento estético, sempre ficará mais satisfeita do que aquela paciente com expectativas irreais e fantasiosas que são impossíveis de serem alcançadas com a cirurgia plástica. Nesse momento o cirurgião deve deixar bem claro o que pode e o que não pode ser alcançado com a bichectomia, do contrário, a paciente pode idealizar um resultado que nunca será alcançado, mesmo com o melhor cirurgião plástico do mundo e, certamente ficará frustrada após a cirurgia.

QUAIS CELEBRIDADES JÁ REALIZARAM A CIRURGIA DE BICHECTOMIA ?

Esse questionamento não poderia faltar aqui, já que o motivo de cada vez mais pacientes se submeterem ao procedimento, foi a popularização na mídia de personalidades e celebridades que já fizeram a bichectomia. Entre os famosos mais conhecidos temos: Angelina Jolie, Megan Fox, Kim Kardashian, Jennifer Aninston, Victoria Beckham, entre outros.

fotos bichectomia

HOMENS TAMBÉM FAZEM BICHECTOMIA ?

Nos últimos tempos, observa-se um grande aumento na procura da bichectomia pelo público masculino. Desde que corretamente indicada, a bichectomia pode proporcionar um rosto mais quadrangular e marcado, que é um padrão estético cada vez mais almejado pelos homens e que confere um aspecto mais masculino e viril à face.

bichectomia em homens

A BICHECTOMIA LEVA AO ENVELHECIMENTO PRECOCE DO ROSTO?

Essa afirmação é um mito. A realização da bichectomia não leva ao envelhecimento precoce. Na verdade, a diminuição das bochechas já é realizada há bastante tempo como um procedimento acessório na cirurgia de lifting facial, cujo objetivo é justamente o de rejuvenescer o rosto. A bola de Bichat removida, fica totalmente compartimentalizada entre o músculo masseter e bucinador, profundamente a face, e não possui NENHUMA conexão com o tecido de sustentação do rosto, que é bem mais superficial e, esse sim, sofre com atrofia e flacidez, provocando o efeito de envelhecimento facial.

CIRURGIA DE BICHECTOMIA : PASSO A PASSO

A ressecção das Bolas de Bichat , ou Bichectomia é um procedimento cirúrgico relativamente simples e indolor, indicado para homens e mulheres, que desejam remover o volume facial proveniente dessas bolsas de gordura. O acesso cirúrgico é realizado por dentro da boca, através de uma pequena incisão 1-3 cm em cada lado das bochechas, sem deixar cicatrizes visíveis.

preço bichectomia

O procedimento leva cerca de 45 minutos, é praticamente indolor, realizado em centro cirúrgico e com alta logo após o procedimento, sem necessidade de internação hospitalar. A cirurgia possui uma rápida recuperação (a maior parte dos pacientes volta as atividades profissionais já no dia seguinte); é bastante segura, e com um risco muito baixo de complicações, desde que realizada com um profissional qualificado.

RECUPERAÇÃO E RESULTADOS

A recuperação é rápida, e o paciente apresenta um inchaço no rosto, semelhante ao que ocorre com procedimentos dentários , por exemplo. É recomendada a aplicação de compressas geladas na região, durante os primeiros dois dias. Os pontos internos são dados com fios reabsorvíveis, não sendo necessário a sua retirada. Geralmente o paciente pode retornar as atividades profissionais já no dia seguinte à realização da bichectomia.

quanto custa bichectomia

Entre os benefícios da Bichectomia temos: redução do volume das bochechas, valorização das maçãs do rosto, melhora e definição dos contornos faciais, além de trazer mais harmonia para as características faciais. Aqueles pacientes submetidos a esse procedimento passam a exibir um perfil facial visivelmente mais fino, com maior definição ao seu rosto. Devido ao inchaço pós operatório, resultados razoáveis só serão percebidos a partir de 1 mês do procedimento, sendo o resultado final obtido somente após 3-4 meses, quando todo inchaço já terá desaparecido, revelando o novo contorno facial proporcionado pela bichectomia. Gostou? Ligue nos telefones (021) 2284-1721 / 3547-8621 / 3547-8622 e agende sua consulta com cirurgião plastico Dr Valter Hugo.

Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico

Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico

Quer agendar consulta? Ligue ☎ (21) 2284-1721 / 3547-8621 ou mande msg no 📗Whatsapp do consultório (21) 98448-1721, de seg a sexta, de 9 as 18h. Agende um horário que terei o maior prazer em atendê-lo(a).

Dúvidas? Escreva um Comentário!

12 Comments