Home » Cirurgia Plastica Estética, Cirurgia Plastica Feminina, Cirurgia Plastica Masculina

Cicatriz

Submitted by on 15/01/2013 – 12:44 am16 Comentários | 16,429 views

cicatriz
tópicos : tipos de cicatrizes | evolução normal | tratamento cicatriz

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente possui uma cicatriz que gostaria de apagar, resultante de um trauma na infância , alguma cirurgia ou acne na adolescência. A pele é o maior órgão do corpo humano  e, além da função de proteção, possui um papel importantíssimo na composição da estética corporal. Imagine um vestido de seda caríssimo. Um pequeno rasgo nesse vestido pode fazer uma enorme diferença no seu visual. O mesmo ocorre com a pele. Qualquer trauma que leve a uma abertura da pele, seja por uma lesão ou por uma cirurgia, irá desencadear uma série  de reações em nosso organismo visando  o reparo da região lesada. Como resultado teremos  a formação de uma cicatriz , que em alguns casos, pode não evoluir de forma adequada, com uma cicatrização hipertrófica ou quelóide. Em outras situações, embora a cicatriz final seja de boa qualidade, devido a sua localização ( na face , por exemplo ) ela pode atrair uma indesejada atenção, trazendo desconforto para o paciente e motivando a procura pela cirurgia plastica em busca de uma solução para o problema. Embora a maioria das cicatrizes tendam a ficar mais discretas com o passar do tempo, para aqueles casos em que a evolução não ocorre como o esperado, a cirurgia plástica moderna dispõe de diversas armas que podem auxiliar a minimizar os efeitos dessas incômodas marcas da vida.

PROCESSO NORMAL DE CICATRIZAÇÃO

Para saber o melhor tratamento para um tipo específico de cicatriz, primeiramente é necessário que se conheça em detalhes como ocorre o processo de cicatrização normal do nosso organismo. Qualquer corte na pele, seja por trauma ou por uma intervenção cirúrgica, irá produzir uma cicatriz. Quando a pele é lesada e há uma quebra na barreira tecidual, nosso organismo passa a produzir uma proteina chamada de colágeno no local da ferida, como parte do processo de reparação. O colágeno se acumula na região onde houve o trauma, aumentando a resistência do tecido durante a cicatrização. Por cerca de 3 meses, o colágeno continua a ser produzido e há um aumento da vascularização da região, deixando a cicatriz mais aparente, visível e avermelhada. A partir desse período, começa a ocorrer uma queda na produção de colágeno, a vascularização local diminui e a cicatriz vai gradualmente tornando-se mais clara,de coloração  semelhante a pele ao seu redor, até adquirir seu aspecto final em cerca de 1 ano.

silicone cicatriz
Fig. 1 – Evolução normal de cicatriz pós protese silicone para aumento dos seios

A cicatriz resultante de uma cirurgia será mais ou menos evidente de acordo com uma série de fatores como idade, genética, tipo de pele, profubdidade da lesão,  localização da cicatriz, tamanho e origem racial. Porém deve-se ter em mente que TODA cirurgia irá resultar em uma cicatriz. Na cirurgia plastica não há mágicas! Embora o cirurgião se utiliza de uma técnica mais apurada, tentando camuflar as cicatrizes em dobras naturais da pele, dentro do cabelo etc, sempre haverá uma cicatriz, ainda que ela seja mais discreta e menos evidente.

Entre os fatores que podem influenciar a qualidade final de uma cicatriz podemos destacar:

  • Idade : O processo de cicatrização nos idosos é mais lento, porém o aspecto final da cicatriz é de melhor qualidade. Nos jovens ocorre ao contrário, a cicatrização é rápida e o aspecto final é pior. Além disso, pessoas mais jovens estão mais propensas a sofrer um trauma cutâneo.
  • Fatores Genéticos e Raciais ( tipo de pele ): Pessoas com ascendência negra e asiática são mais propensos ao desenvolvimento de uma cicatriz queloidiana do que um indivíduo de pele branca. Risco maior é observado naquelas pessoas que já possuem uma história familiar ou episódio anterior de desenvolvimento de um quelóide ( cicatriz grossa e elevada, que pode até ultrapassar os limites da ferida original).Genetic factors – skin type
  • Influências Hormonais: As cicatrizes tendem a ficar maiores durante a gravidez e puberdade.
  • Localização da Cicatriz : Cicatrizes em áreas dinâmicas (de movimento), como aquelas localizadas em pregas musculares ( ex: braços, joelhos, pernas, costas), tem uma propensão maior para se alargar devido a tensão exercida pelo movimento muscular sobre a cicatriz, que está apenas no processo inicial de cicatrização. Além disso, certas regiões como ombros, orelhas e região pré esternal exibem maior tendência ao desenvolvimento de quelóides.
  • Infecções ou Complicações : Toda cirurgia está sujeita a ocorrência de complicações no pós operatório, apesar dos cuidados preventivos tomados pela equipe cirúrgica. Na ocasião de ocorrência de uma infecção sobre uma ferida cirúrgica em seus estágios iniciais de cicatrização, a tendência é que a cicatriz final exiba uma pior qualidade estética ( embora ela possa ser reparada posteriormente ).
  • Exposíção Solar: Caso o paciente se exponha ao Sol durante os estágios iniciais de uma cicatrização, ela pode tornar-se pigmentada (escura), muitas vezes, de forma definitiva.
  • Maneira de Fechamento da Pele: O uso de uma boa técnica cirúrgica no fechamento de uma ferida irá produzir um resultado estético melhor do que aquela cicatriz deixada aberta, sem a correta aproximação dos bordos da ferida.

De forma resumida, de acordo com a presença ou ausência dos fatores comentados acima, a cicatriz irá exibir seu aspecto final, que pode ser a ideal ( uma cicatriz plana, clara e fina) ou com variações inestéticas (quelóide,hipertrófica,deprimida,  etc).

TIPOS DE CICATRIZ

Os diferentes tipos de cicatrizes incluem:

1) Cicatriz Normal: Nos primeiros meses, uma cicatriz normal pode ficar mais avermelhada (devido ao aumento de vasos sanguineos na áreal) e provocar prurido (coceira) local. A medida que o processo de cicatrização normal avança, ela vai ficando mais clara, plana, semelhante a cor da pele ao seu redor, até adquirir seu aspecto final em cerca de 1 ano, quando se torna apenas uma linha fina e discreta.  Se o paciente tiver uma pele escura (raça negra), a cicatriz final pode ficar com coloração branca ou acastanhada, que embora seja permanente em alguns casos, pode melhorar com o tempo.

cicatriz cirurgia
Fig. 1 – Evolução normal de uma cicatriz cirurgia de braquioplastia até 1 ano (aspecto final)

2) Cicatriz Hipertrófica: São avermelhadas, elevadas, dolorosas e possuem crescimento respeitando os limites da cicatriz original. Esse tipo de cicatriz tende a evoluir de forma favorável com o passar do tempo, exibindo regressão espontânea em cerca de 2-5 anos.

cicatriz de cirurgia
Fig. 2 – Cicatriz de cirurgia em braço que evoluiu para cicatrização hipertrófica

3) Quelóide : É caracterizada pelo excesso de tecido cicatricial no local da ferida, produzindo uma cicatriz escurecida, elevada e irregular, que continua crescendo além da cicatriz original mesmo após o processo de cura da ferida. Podem aparecer em qualquer idade, mas possuem maior propensão a aparecer em jovens, pessoas de pele escura e asiáticos.

queloide
Fig. 3 – Fotos de Cicatriz Queloide em tatuagem (esquerda) e em região de ombro e peitoral

Quando se vai realizar uma operação, é importante lembrar que a medicina não é uma ciência exata, sendo impossível afirmar com precisão como o organismo vai reagir a uma determinada intervenção cirúrgica. Embora existam alguns cuidados que possam ser tomados para evitar formação de uma cicatriz queloidiana, o quelóide representa uma característica da cicatrização do organismo do paciente, de modo que o cirurgião não possui qualquer ingerência sobre sua formação, mesmo que utilize todos os métodos disponíveis para evitar seu aparecimento. Entre os métodos mais comuns para prevenção de um quelóide estão: o uso de pomadas ( contractubex,cicatricure,skimatic,etc) e fitas de silicone na cicatriz.

Em geral, o quelóide apresenta as seguintes características:

  • é uma cicatriz elevada em relação a pele normal a sua volta
  • pode causar prurido (coceira)
  • pode ser doloroso
  • pode ficar maior que a ferida original (não respeita os limites da lesão)
  • pode restringir movimentos se estiver próximo a uma articulação
  • possui consistência endurecida ou emborrachada

As áreas mais comuns de ocorrência de quelóides são:

  • região torácica ( principalmente o esterno)
  • braços e ombros (deltóides)
  • dorso superior
  • lóbulo da orelha

cicatrizes
Comparação entre fotos de cicatrizes hipertrófica (1) e quelóide (2)

4) Cicatriz Atrófica (deprimida): Quando a superfície da cicatriz encontra-se abaixo do nível da pele, formando uma depressão. A cicatriz acne é um exemplo. Pacientes que apresentaram acne severa geralmente podem evoluir com essa cicatrização patológica, provocando depressões e irregularidas na face. Atualmente o melhor tratamento para esse tipo de cicatriz consiste na utilização do derma roller (que promove a formação de neo colágeno) e a utilização de peelings, principalmente o peeling de fenol.

cicatriz acne
Fig. 4 – Foto Cicatriz Acne (exemplo de cicatriz atrófica e deprimida)

5) Contraturas Cicatriciais: Geralmente ocasionadas por queimaduras. Provocam restrição do movimento, quando a pele se contrai no processo de cicatrização, tornando a região endurecida e afetando mobilidade local. Podem ainda ser profundas, atingindo até mesmo nervos e músculos.

foto cicatriz
Fig. 5 – Foto cicatriz com contratura em região de axila devido a queimadura

 TRATAMENTO CICATRIZ NA BIOPLASTICA

Na Bioplastica nós sabemos o impacto que uma cicatriz de má qualidade pode representar sobre o aspecto psicológico e emocional de um paciente. Cicatrizes, particularmente no rosto, podem ser motivo de vergonha e frustração. Pacientes com o problema se sentem chamando atenção negativamente, como se todos estivessem encarando sua cicatriz.  Tal situação pode fazer com que o indivíduo passe a evitar o contato pessoal, levando ao isolamento social e em casos mais graves, até mesmo a depressão. Em nossa clinica nós sabemos que o desejo de corrigir uma cicatriz inestética não se trata apenas de mera vaidade, mas sim de um desejo lógico e racional de estar de bem consigo mesmo e o mundo a sua volta. Diariamente observamos as grandes transformações físicas e psicológicas pelo qual nossos pacientes passam, quando, após o procedimento, encaram o espelho e percebem que se livraram daquela incômoda marca do passado.

tirar cicatriz
Fig. 6 – Não existe tratamento milagroso para tirar cicatriz , mas a plastica pode melhorá-la bastante.

Como qualquer cirurgia plastica, a revisão e o tratamento cicatriz pode produzir  resultados bastante compensadores, desde que o paciente possua expectativas realistas a respeito do procedimento. Deve-se ressaltar que o cirurgião-plástico não é um mágico capaz de apagar uma ferida com simples toque de uma varinha de condão.Queimaduras profundas, processos infecciosos graves, mutilações  ou suturas malfeitas deixam cicatrizes importantes, geralmente difíceis de serem reparadas. Por isso, antes de se decidir realizar uma cirurgia plástica, o paciente deve procurar tirar todas as suas dúvidas, de forma a determinar realmente o possível resultado a ser obtido. A cirurgia plástica pode até mudar a vida de um indivíduo incomodado com um problema estético específico, mas não é capaz de transformá-lo completamente e muito menos resolver, em um passe de mágica, questões financeiras, pessoais e profissionais. Quando se inicia um tratamento de cicatriz, o ponto mais importante se refere ao bom relacionamento entre médico e paciente, onde objetivos realistas e resultados possíveis de serem alcançados são discutidos e definidos.Um paciente bem informado, com expectativas realistas a respeito de sua cirurgia, possui um grau de satisfação muito maior do que aquele com expectativas irreais e impossíveis de serem alcançadas em um simples procedimento cirúrgico.

Entre as opções de tratamento para cicatrizes, disponíveis na Clinica Bioplastica temos:

  • Revisão Cirúrgica (ressecção da cicatriz): Quando o paciente possui uma cicatriz inestética, pode-se realizar um novo procedimento, onde resseca-se o tecido cicatricial de má qualidade , e refaz-se a cicatriz, com uma técnica mais apurada e delicada, visando a obtenção de uma cicatriz mais curta e estreita, menos aparente e com melhor resultado estético. Geralmente é realizado em ambiente ambulatorial, sob anestesia local e sem necessidade de internação hospitalar. Para o sucesso no procedimento, é necessário que o cirurgião não deixe tensão sobre a nova cicatriz, permitindo que o processo normal de  cicatrização do paciente ocorra da melhor forma possível.


Veja video do Youtube sobre tratamento cirurgico de cicatriz queloide em orelha (video em inglês)
** Atenção, o video a seguir contém cenas de cirurgias e são hospedados por teceiros no Youtube. Não nos responsabilizamos por seu conteúdo, apenas providenciamos o links para o mesmo**

  • Peeling : O peeling químico é uma substância abrasiva que irá provocar uma queimadura controlada sobre a pele, podendo atingir diferentes profundidades na mesma, de acordo com a substância utilizada. Ao remover as diferentes camada da pele, o peeling irá também eliminar as cicatrizes acne , manchas e irregularidades que estejam na região tratada, até a profundidade atingida pela substância utilizada no peeling. Na atualidade, o peeling mais profundo e com melhores resultados no tratamento da cicatriz acne e rejuvenescimento facial é o peeling de fenol. Após consulta com dermatologista, ela irá lhe indicar o melhor tipo de peeling para cada caso, baseado no tipo de pele e profundidade das lesões cicatriciais exibidas pelo paciente.

tratamento cicatriz
Fig. 7 – O Tratamento cicatriz acne com peeling de fenol promove ótimos resultados

  • Preenchimento com Biomateriais: Em cicatrizes deprimidas, podemos utilizar substâncias preenchedoras, visando corrigir depressões presentes principalmente em cicatrizes atróficas. As substâncias mais utilizadas para essa finalidade são: ácido hialurônico (preenchedor temporário) e o polimetilmetacrilato (preenchedor permanente).
  • Injeçõs de Corticosteróides : O procedimento é utilizado para o tratamento de cicatriz com alto relevo (quelóides e cicatrizes hipertróficas). Promove o aplainamento (diminuição da altura) da cicatriz. São necessárias várias sessões, com intervalos de 3 semanas entre elas, para obtenção de um bom resultado.

tratamento de cicatriz
Fig. 6 – Tratamento de cicatriz hipertrófica com injeção intralesional de corticóide

  • Betaterapia : Consiste em uma radioterapia localizada com a função de evitar a alta recorrência observadas após a excisão cirúrgica de cicatrizes queloidianas.
  • Outros Tratamentos : Uso domiciliar de pomadas cicatriz , além de placas silicone que promovem compressão local, possuem papel importante na prevenção e regressão de quelóides e outros tipos de cicatrizes patológicas. Entre as pomadas para cicatriz mais utilizadas estão: contractubex , cicatricure, skimatix, hyaludermin , entre outras.

Na Clinica Bioplastica você terá a sua disposição, uma equipe médica qualificada, experiente na reparação dos mais diversos tipos de cicatrizes, pronta para lhe indicar o melhor tipo de tratamento para o seu caso. Embora não exista uma fórmula mágica capaz de apagar completamente uma cicatriz, as técnicas da cirurgia plastica moderna podem melhorar consideravelmente seu aspecto estético, tornando-as mais discretas. Se você ficou interessado na correção de cicatrizes inestéticas, ligue para Bioplastica nos telefones 021-2284-1721 e 3547-8621 e agende sua consulta de avaliação. A solução para esse incomodo problema pode estar mais próximo do que você imagina!

16 Comments »

  • Marcos says:

    Tenho uma cicatriz no rosto que me incomoda muito. Como que eu faço pra tirar cicatriz ? Demora muito a cirurgia ? Qual o preço?

  • Paulo R. says:

    Eu sofro com espinhas desde os 16 anos e fiquei cheio de cicatrizes de acne por causa disso. O peeling de fenol é o melhor tratamento ou tem outro tipo de cirurgia que melhore essas cicatrizes de espinhas ?

  • Taiana M. says:

    Quanto custa o tratamento para cicatriz de acne?? Pode parcelar??

  • Carla says:

    Quando eu era criança sofri um acidente e fiquei com uma cicatriz no rosto que me incomoda até hoje. QUal a cirurgia para tirar cicatriz e quanto custa???

  • rosa formoso says:

    operei apendicite e fiquei com uma cicatriz na bariga e quero muito fazer cirurgia de abdominoplastia , não tenho condição quanto vcs me cobraria e o meu sonho

    • dielton says:

      me operei de apendicite e fiquei com uma cicatriz na barriga e é meu sonho retirar essa mancha da cicatriz, eu queria saber o valor da cirurgia plastica de romeção dessa mancha…

  • João Pereira says:

    Fiz uma tatuagem no ombro que deu quelóide e ficou uma cicatriz horrivel. Existe cirurgia para tirar cicatrizes ??? Qual o preço ?? Quero me livrar logo dessa cicatriz, ta muito feia…

  • gilberto says:

    eu tenho uma cicatriz de apendicite e eu imagino que deva ser uma coisa realmente impossivel, mas queria saber se existe um meio de remove-la ou no minimo suavizar a mesma.

    • valterchaves says:

      Ola Gilberto, infelizmente não existem meios de magicamente apagar cicatrizes. A cirurgia plastica pode melhorar seu aspecto, ao realizar uma nova cirurgia no local, onde você irá trocar sua cicatriz antiga por uma nova, realizada com uma técnica mais apurada, e onde normalmente evolui com um melhor aspecto estético.

  • Mervin Guerrero says:

    Sempre que possível pode ser feito o tratamento da cicatriz hipertrófica com a retirada da mesma e contensão da pele com microporagem, dessa forma, impedindo a distensão. Se a cicatriz hipertrófica é muito larga, as retiradas podem ser parceladas, realizadas em varias etapas cirúrgicas até se obter uma cicatriz mais estreita.

  • markus guedes says:

    a cicatriz de acne profunda e dificil sair com esses tratamentos que existe por ai a lesão sempre fica abaixo do nivel da pele o certo e destrui toda essa camada danificada para que nasça outra pele, existe um peeling por ai que parece a luz no fim do tunél desse problema, o fenol atenuado ou seja ele foi domado e sua agressão foi controlada se a teoria desse metodo corresponder com a pratica, os problemas terão solução.

  • maria says:

    necesito saber si están estados unidos en new jersey paterson tengo un queloide en el brazo y quisiera sacarlo no es tan grande y no soy de raza negra por favor envíenme la direccion urgente gracia
    y cuanto cuesta la operación o el tratamieinto

  • roberto says:

    olá tenho um afundamento facial e queria saber o que fazer isso me incomoda muito. quanto seria e quais seriam os procedimento.

  • veridiana says:

    tive que fazer uma cirurgia de apêndice com 12 anos, hoje estou com 31anos, e a cirurgia sempre foi profunda mas após 2 gestação ficou pior chego a esta em depressão pois é muito feio.
    Gostaria de mandar as fotos e ter a opnião se tenho direito a uma plástica pelo SUS ou não.

  • carla says:

    gostraria de saber de cirugia no clitoris para tirar resto do que poi feito

  • carla says:

    gostraria de saber de cirugia no clitoris para tirar resto do que poi feito

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.