Home » Clinica de Estética

Cicatrizes de Acne

Escrito por em 05/02/2013 – 10:15 pm19 Comentários

PEELING DE FENOL : NOVA ARMA PARA CURA DA CICATRIZ ACNE

cicatrizes de acne
tópicos : tipos de cicatriz | peeling fenol | tratamento cicatrizes de acne

A boa notícia é que a espinha que apareceu no seu queixo para os três últimos dias finalmente se foi. Mas a má notícia é que ao desaparecer, aquela espinha deixou sua marca na forma de uma cicatriz. Cicatrizes de acne podem parecer que são uma dupla punição : a primeira quando você teve que lidar com as espinhas, e a segunda quando ficam as marcas de acne como um lembrete, mesmo após a acne não estar mais ativa.Para entender o porque da formação dessas cicatrizes , temos que saber primeiro como se formam as espinhas: As lesões da acne ou espinhas ocorrem quando os folículos pilosos (ou “poros”) na pele ficam “entupidos” com o excesso de óleo e células mortas da pele, gerando inflamação local. Um folículo inflamado é o lugar perfeito para as bactérias crescerem e criar as saliências vermelhas e inchaços cheias de pus vermelhas conhecidas como espinhas. As lesões superficiais de acne são geralmente pequenas e curam rapidamente. Mas se houver uma ruptura profunda na parede do poro, o material infectado pode derramar no tecido circundante, levando a criação de lesões mais profundas. Essas lesões de acne mais graves, conhecidas como cistos, podem levar a cicatrizes por causa da intensa, inflamação da pele que danificam o colágeno com o qual eles estão associados. A pele tenta reparar essas lesões, formando novas fibras de colágeno. Entretanto, esses reparos não são tão bons e perfeitos como a pele original, e então temos a formação de cicatriz acne na pele do rosto.

cicatrizes acneFig. 1 – As marcas e cicatrizes acne representam um grande incômodo estético

Até pouco tempo, o paciente que sofria com cicatrizes de acne não tinha muita opção a não ser se conformar e aprender a conviver com esse incomodo problema. Felizmente isso mudou e muito! O peeling de fenol, representou uma grande revolução no tratamento das cicatrizes de acne, proporcionando um excelente resultado estético para aqueles pacientes que sofrem com as incômodas marcas deixadas pelas espinhas.

Antes de abordarmos o tratamento, devemos discutir os diferentes tipos de acne. As espinhas podem aparecer em diferentes formas:

acne leve, que remete para as espinhas ou cravos que a maioria de nós pode apresentar em vários momentos de nossa vida;
acne moderada, que inclui espinhas inflamadas vermelhas chamado pápulas e espinhas vermelhas com centros brancos chamados pústulas;
acne severa, o que provoca nódulos , cistos – ou nódulos dolorosos com pus – a aparecer sob a pele;

As cicatrizes de acne são causadas exatamente pelas formas mais graves de acne, com nódulos mais propensos a deixar cicatrizes permanentes do que outros tipos de acne mais leves e superficiais. A melhor abordagem é começar o tratamento para acne logo após o seu aparecimento, de forma a evitar a evolução do quadro e o consequente aparecimento de mais cicatrizes. Se você tem nódulos, consulte o seu médico ou dermatologista para tratamento.

TIPOS DE CICATRIZ

Cicatrizes de acne tendem a se desenvolver em áreas onde lesões císticas de espinhas estiveram presentes. Existem dois tipos principais de cicatrizes de acne:

1) Cicatrizes Hipertróficas e Quelóides : Estas cicatrizes são causadas quando o corpo produz muito colágeno como acne curar feridas, resultando numa massa do tecido levantada sobre a superfície da pele.

2) Cicatriz atrófica ou cicatrizes deprimidas . Estas cicatrizes irão desenvolver-se quando existe uma perda de tecido. Há dois tipos mais comuns de cicatriz atrófica :
– “Icepick” : são cicatrizes acne geralmente pequenas, porém mais profundas ( e portanto mais visíveis ) na pele.
– “Boxcar” : são cicatrizes que formam áreas deprimidas, geralmente com formato redondo ou oval, semelhantes às cicatrizes da varicela.

cicatriz acne
Fig. 4 – Foto Cicatriz Acne (exemplo de cicatriz atrófica e deprimida)

Pessoas com tons de pele mais profundas também pode perceber escurecimento (ou hiperpigmentação) dentro das cicatrizes, enquanto as pessoas com tons de pele mais claros podem apresentar vermelhidão (eritema ou) dentro das cicatrizes.

O QUE FAZER PARA MELHORAR A ACNE …

1. Esfoliação ocasional pode melhorar o aparecimento de cicatrizes, de remover a pele morta e reduzir a profundidade das cicatrizes.
2. Coma mais fibras: Fibras alimentares removem as toxinas do corpo que podem obstruir os poros, causando-lhes a inchar, estourar, e formação de cicatrizes.
3. Exercício: O exercício aumenta a flor de sangue para que o oxigênio e os nutrientes são adequadamente distribuídos em toda a pele. Suar desintoxica a pele e pode ajudar a prevenir a formação de acne cistos que podem levar a cicatrizes adicional.

E O QUE NÃO FAZER ( FATORES QUE PIORAM A ACNE )

1) Sol: Exposição excessiva ao sol pode escurecer as cicatrizes, tornando-as mais aparentes, além de retardar o processo de cura. Como? Os raios ultravioleta estimulam os melanócitos (células produtoras de pigmentos), levando a uma maior pigmentação da área. Por isso, sempre Antes de ir ao ar livre, se entupa de um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior que contém o óxido de zinco ingrediente. Reaplique após nadar, suar, ou depois de mais de duas horas no sol. Além disso, limitar o seu tempo ao sol, especialmente entre as horas de 10:00 e 02:00, e vestindo roupas de proteção, como uma camisa de mangas compridas, calças e um chapéu de abas largas, também são recomendados.

2) Irritar a Pele Inflamada: Excesso de lavagens ou manuseio ( ficar esfregando ) as áreas afetadas podem reduzir ainda mais a elasticidade da pele e aumentar a aparência da cicatriz de acne.

3) Espremer Espinhas: As cicatrizes, são a maneira do corpo de reparar a si mesmo após alguma lesão. Ao espremer uma espinha, as bactérias presentes nos dedos ou nas unhas podem penetrar naquele local e ocasionar um processo infeccioso, com pus e inflamação. Nesse local teremos lesão tecidual e perda de colágeno e, consequentemente, a formação de uma cicatriz deprimida. Por isso, evite ao máximo a tendência natural de espremer espinhas e sempre procure tratamento médico adequado para sua pele, a fim de evitar a formação de possíveis cicatrizes no futuro.

POR QUE TRATAR AS CICATRIZES DE ACNE ?

Na maioria das vezes, as marcas avermelhadas ou acastanhadas resultantes de espinhas irão desaparecer espontaneamente com o tempo, sem necessidade de tratamento. Entretanto, em formas mais graves, a acne pode deixar cicatrizes que podem afetar profundamente a auto estima do indivíduo portador dessa condição. Na clinica Bioplastica, nós sabemos o quanto as marcas deixadas pela cicatrizes de acne podem abalar o emocional e auto estima do paciente. Não se trata apenas de uma questão estética, mas sim de estar de bem consigo mesmo e com o mundo a sua volta. Diariamente em nossa clinica, observamos e nos orgulhamos das grandes transformações, físicas e emocionais, quando após o tratamento, os pacientes olham para o seu rosto e percebem que conquistaram o seu objetivo: uma pele lisa e sem marcas.

Na clinica Bioplastica, você será atendido pelo Dr Valter Hugo Chaves do Nascimento, cirurgião plástico da SBCP com grande experiência na realização do Peeling de Fenol e no tratamento das diversas formas de cicatrizes de acne. Primeiramente, deve-se lembrar que a acne de uma pessoa precisa estar sob controle antes que as cicatrizes possam ser tratadas. Os tratamentos irão depender da gravidade das cicatrizes. Entre as opções disponíveis temos:

– Resurfacing a laser: Este procedimento pode ser feito no consultório do médico ou dermatologista. O laser remove a camada superficial da pele danificada e aperta-se a camada do meio, deixando a pele suave. Ele pode levar de alguns minutos a uma hora. O médico irá tentar diminuir qualquer dor pelo primeiro entorpecimento da pele com anestesia local. Ele normalmente leva entre 3 e 10 dias para a pele a cicatrizar completamente.

– Dermoabrasão: Este tratamento utiliza um instrumento de diamante rotativa escova de aço ou girando para desgastar a superfície da pele. Como a pele cura, uma camada nova, mais suave substitui a pele esfolada. Pode demorar um pouco mais para a pele para curar usando dermoabrasão – geralmente entre 10 dias e 3 semanas.

– Dermaroller: Instrumento composto por milhares de microagulhas que irão fazer microlesões na pele na área com cicatrizes de acne, levando a formação de colágeno na região, o que irá atenuar e melhorar a aparência das cicatrizes de espinhas mais profundas. O resultado do tratamento geralmente é visto após 3 meses.

tratamento cicatrizes de acne Foto 5. Pós operatório imediato do tratamento com dermaroller

– Peeling de Fenol: É o tratamento de eleição utilizado na clínica Bioplástica para os casos mais graves de cicatrizes de acne. O peeling é uma substância química que irá provocar uma queimadura química na pele de forma controlada, removendo a camada mais superficial da pele que contém as depressões e manchas, deixando em seu lugar uma pele nova e renovada. O fenol é a substância que mais profundamente penetra na pele, e portanto irá produzir o maior percentual de melhora entre os tratamentos existentes na medicina estética atual (para saber mais sobre o Peeling de Fenol clique aqui). O Peeling de Fenol, é considerado um peeling cirúrgico, sendo realizado em hospital, com anestesista sob sedação venosa. Requer 1 dia de internação hospitalar. Após a sua aplicação, o paciente deve permanecer 3 dias sem lavar o rosto, e após esse período, temos a eliminação das crostas e o aparecimento da pele facial totalmente renovada.

Como qualquer tratamento estético, o peeling de fenol pode proporcionar excelentes resultados no tratamento das cicatrizes de acne, desde que o paciente tenha expectativas realistas a respeito do procedimento. Se você ficou interessado no Peeling de Fenol, ligue para Bioplastica e agende sua consulta de avaliação no tel (21) 2284-1721 / 3547-8621 / 3547-8622 . A conquista de um rosto lisinho e livre das marcas de espinhas pode estar mais perto do que você imagina!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe o seu comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós!

Deixe o seu comentário abaixo, ou. Você pode ainda assinar esses comentários via RSS.

Seja agradável. Mantenha-o limpo. Permaneça no tópico. Sem spam.

Você pode usar essas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio-mundialmente reconhecido-avatar, registe por favor em Gravatar.

19 Comentários »