Home » Cirurgia Plastica Feminina, Cirurgia Plastica Masculina

Cirurgia Bariatrica

Submitted by on 28/12/2012 – 4:34 pm43 Comentários | 22,540 views

cirurgia bariatrica
tópicos : fotos | indicações | video redução estomago | cirurgia plastica

A prática regular de exercícios e a adoção de hábitos alimentares saudáveis são indiscutivelmente a melhor maneira de perder peso. Entretanto, muitas pessoas tentam emagrecer dessa forma durante anos e mesmo assim não conseguem vencer a luta contra obesidade. Para esses indivíduos nessa frustrante situação, a cirurgia bariatrica ( cirurgia da obesidade ) pode ser uma opção, oferecendo uma esperança de perda de peso significativa e com resultados permanentes.

reducao estomago
Foto : A cirurgia reducao estomago representa apenas o inicio da luta contra obesidade

O excesso de peso vem sendo encarado cada vez mais pela comunidade científica como uma verdadeira doença, que requer acompanhamento e tratamento médico. Estudos demonstram que a obesidade é uma condição complexa, com causas de natureza genética, ambiental, cultural e psicológica. É um grande erro simplesmente culpar o paciente portador de obesidade mórbida pela sua condição, rotulando-o como uma pessoa sem força de vontade para mudar seus hábitos. Para muitos pacientes nessa condição, a simples adoção de medidas dietéticas, raramente irão produzir resultados permanentes. Com isso inicia-se um ciclo vicioso, onde diante da falta de perspectiva de emagrecimento, o paciente obeso simplesmente aceita sua “condição” e desiste das medidas tradicionais de redução de peso, agravando a obesidade. O problema é que a obesidade é uma condição médica grave, sendo apontada como a segunda maior causa de morte prevenível nos Estados Unidos, perdendo apenas para o tabagismo ( hábito de fumar ). Estima-se que o excesso de peso e as doenças relacionadas a obesidade sejam responsáveis por mais de 300.000 mortes anuais somente nos EUA.

fotos cirurgia bariatrica
Fotos cirurgia bariatrica : Alguns exemplos com indicação para cirurgia redução estomago

Pacientes com obesidade mórbida possuem uma expectativa de vida significativamente menor do que indivíduos dentro do peso ideal. Várias doenças podem ser desencadeadas pela obesidade como: diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, apnéia do sono, infarto do miocárdio, artrite e diversos tipos de câncer. Além disso, os efeitos psicológicos da doença, com seu grande impacto na auto estima do paciente, podem levar a sentimentos de culpa e vergonha, desencadeando graves quadros de depressão. Nesses casos, a cirurgia bariatrica pode oferecer um caminho seguro para um emagrecimento efetivo e duradouro, constituindo-se no primeiro passo em direção a uma radical mudança nos hábitos de vida do indivíduo com obesidade mórbida. A cirurgia bariatrica irá produzir modificações no funcionamento do sistema digestivo do paciente ( redução estomago, bypass intestinal ), que irão deixar o paciente saciado com uma quantidade muito menor de alimentos. Deve-se ressaltar que a cirurgia bariatrica em si , não irá levar a imediata perda de peso. O paciente sairá da sala de cirurgia exatamente com o mesmo peso de antes. O emagrecimento, será resultado da adoção posterior de um plano de vida, cujo tripé fundamental está na adoção da pratica regular de exercícios, opções alimentares saudáveis e acompanhamento constante da equipe médica responsável pelo seu caso.

tipos cirurgia bariatrica
Foto 3 : Tipos cirurgia bariatrica : “Y de Roux” , redução estomago e banda gástrica ajustável

A decisão de realizar uma cirurgia bariatrica ( cirurgia da obesidade ) talvez seja uma das mais importantes que você vá tomar em sua vida, e portanto, deve ser tomada com todo cuidade e atenção. Essa decisão deve ser tomada somente após o paciente possuir completo entendimento de todos os riscos e benefícios do procedimento, estar disposto a aceitar as modificações de vida impostas pela cirurgia e estar comprometido com o acompanhamento permanente pós operatório da equipe bariatrica responsável pelo seu caso. É extremamente recomendável que o paciente converse com outras pessoas que já realizaram a cirurgia bariatrica ou algum procedimento para redução estomago, a fim de obter um completo entendimento de todo o processo envolvido.

A cirurgia obesidade pode estar indicada nos seguintes casos:

- Se o paciente possuir IMC ( índice de massa corporal ) igual ou maior que 40 (obesidade mórbida).

- Se o paciente possuir IMC entre 35-39,9 (obesidade), associada a alguma doença relacionada ao excesso de peso, como diabetes tipo 2, hipertensão ou apnéia do sono.

- Se o paciente possui IMC entre 30-34,9 (obesidade leve), a cirurgia pode ser considerada nos casos em que o diabetes não é controlável clinicamente e o paciente possui riscos cardiovasculares associados como hipertensão e hiperlipidemia.

cirurgia reducao estomago

Após a cirurgia bariatrica , juntamente com a perda de peso subsequente, os pacientes apresentam uma significativa melhora nas doenças associadas ao excesso de peso, o que se reflete na queda do indíce de morte prematura relacionada a obesidade. Exatamente por isso, para aqueles pacientes com obesidade mórbida, que experimentaram a falha dos métodos de emagrecimento convencionais, a cirurgia bariatrica pode ser uma intervenção verdadeiramente salvadora, onde os riscos relacionados ao procedimento, são menores do que aqueles presentes quando o paciente se mantém obeso.

MUDANÇAS DE VIDA APÓS A CIRURGIA BARIATRICA

A cirurgia da obesidade não se constitui de uma solução mágica para perda de peso. Ela representa o início de uma longa e permanente jornada, onde a bússola é representada pelas modificações de vida adotadas pelo paciente após o procedimento. As modificações físicas proporcionadas pela cirurgia irão tornar muito mais fácil a assimilação de novos hábitos dietéticos e físicos que irão resultar no efetivo emagrecimento a longo prazo. Felizmente você não precisa passar por esse processo sozinho. Uma equipe médica qualificada irá acompanhá-lo em seus esforços, incentivando e dando suporte para que você alcance seus objetivos.


Clique no link do Youtube e veja video cirurgia bariátrica redução estomago 3D .
** Atenção: O video contém cenas de cirurgias e são mantidas por terceiros no site YOUTUBE.com , de modo que não nos responsabilizamos por seu conteúdo. Apenas fornecemos o link**

A cirurgia bariatrica altera o funcionamento do sistema gastrointestinal do paciente, o que irá exigir mudanças permanentes nos hábitos alimentares do paciente, para que se alcance o êxito esperado no procedimento. Embora as recomendações dietéticas pós cirúrgicas variem de cirurgião para cirurgião, a seguir seguem algumas regras básicas universalmente recomendadas para pacientes pós bariátricos:

  • Quando você começar a ingerir alimentos sólidos, é importante que você mastigue completamente o alimento e coma de forma devagar. Deve-se esperar de 2 a 3 minutos depois de engolir, antes de colocar o próximo pedaço de alimento em sua boca. Você não será capaz de digerir carnes ou outros pedaços de alimentos sólidos se eles não forem mastigados adequadamente, ja que a cirurgia promoveu uma reducao estomago , limitando o volume de alimentos que pode ser ingerido.
  • Não beba líquidos enquanto estiver comendo. Eles irão fazer com que você sinta seu estômago “cheio” antes de consumir sua refeição. Como resultados, esses liquidos podem gerar vômitos e a sindrome de dumping, além de provocar fome precocemente após a refeição.
  • Não coma sobremesas ou outros itens que contenham mais de 3 a 5 gramas de açúcar por porção.
  • Evite refrigerantes, suplementos nutricionais com muitas calorias, milk shakes, alimentos com muita gordura e baixo valor nutricional.
  • Evite  bebidas alcoólicas.
  • Limite a ingestão de “lanchinhos” e salgados entre as refeições. O ato de se alimentar após a cirurgia bariatrica será muito diferente do que antes do procedimento.

CIRURGIA PLASTICA POS BARIATRICA

A maioria dos pacientes que passa por uma cirurgia bariatrica irá perder peso, muito peso… Embora a redução calórica proporcionada pela cirurgia seja considerada o passaporte para uma vida mais saudável, a excessiva perda de peso tem o seu preço. Perdas de 30-50% do peso corporal tipicamente irão resultar em excesso de pele, flacidez muscular e depósitos localizados de gordura localizada  em diversas regiões do corpo como: face, braços, abdomen, pernas… que podem necessitar de correções cirúrgicas para obtenção de uma estética corporal mais adequada, melhorando a aparência e auto estima do paciente pós bariatrico.

preço cirurgia bariatrica
A cirurgia bariatrica dá excelentes resultados, se o paciente mudar seus hábitos alimentares

Deve-se ressaltar que a cirurgia plastica pós bariatrica não se constitui de uma solução mágica, já que o cirurgião não é capaz de operar com uma varinha de condão e magicamente remover grandes excessos de pele sem cicatrizes. Basicamente o que o cirurgião plastico pode realizar é a troca de um problema cosmético ( o excesso de pele) por outro, a existência de cicatrizes, que geralmente são bem mais aceitas pelo paciente, devido a melhora estética proporcionada pela plastica.

Recomenda-se o início da realização das plasticas no mínimo de 12-18 meses após a cirurgia da obesidade, já que geralmente nesse período, o paciente já estabilizou o processo de perda ponderal resultante da cirurgia bariatrica. Entre os tipos de cirurgia plastica pós bariatrica mais realizados na clinica Bioplastica temos:

- abdominoplastia ( cirurgia plastica do abdomen ) : indicada para remoção do excesso de pele abdominal, resultante da grande perda ponderal. Como a pele geralmente já perdeu sua elasticidade, o resultado são sobras de pele em diversas regiões do corpo, principalmente no abdomen.

cirurgia bariatrica fotos
Foto 4: Alguns exemplos onde esta indicado cirurgia plastica bariatrica (abdominoplastia)

Nesses casos, geralmente se encontra flacidez tanto horizontal, quanto vertical , que pode exigir retiradas de grandes quantidades de pele, o que exige cicatrizes maiores que o de uma abdominoplastia convencional ( abdominoplastia com cicatriz em “âncora” ).

- lipoaspiração : embora a cirurgia da obesidade promova uma perda de peso generalizada, em muitos casos podem permanecer áreas de gordura localizada que podem necessitar de lipoaspiração para sua correção. Pode ser associdada ao procedimento de abdominoplastia ( lipoabdominoplastia ).

- braquioplastia : cirurgia plastica do braço, removendo o excesso de pele na região que dá o inestético aspecto de “asa de morcego”. Nesse caso, a cicatriz resultante da plastica de braquioplastia fica localizada no sulco biciptal, na região interna do braço.

cirurgia plastica bariatrica
Foto 3: Indicação para cirurgia plastica bariatrica braços, abdominoplastia e mamas.

- mamoplastia com ou sem inclusão de protese mamária de silicone: As mamas possuem grande parte de sua estrutura composta por gordura, o que com a perda ponderal na cirurgia bariatrica, pode levar ao esvaziamento e flacidez mamária. Para corrigir essa deformidade pode estar indicado a realização de mastopexia ( cirurgia plastica para levantar os seios ) que resulta em uma cicatriz em T invertido, que pode estar associada ou não a inclusão de prótese de silicone ( caso a paciente tenha perdido muito volume mamário no processo de perda de peso ).


Clique no link do Youtube e veja uma mastopexia levantar seios, com protese em 3D .
** Atenção: O video contém cenas de cirurgias e são mantidas por terceiros no site YOUTUBE.com , de modo que não nos responsabilizamos por seu conteúdo. Apenas fornecemos o link**

Na clinica Bioplastica, você terá a sua disposição uma equipe médica qualificada, pronta para esclarecer suas dúvidas e lhe indicar o melhor procedimento cirurgico para o seu caso. Ligue 021-3547-8621 , 8448-1721 ou 2284-1721 e agende sua consulta de avaliação. A conquista do corpo dos seus sonhos após cirurgia bariátrica pode estar mais perto do que voce imagina!

43 Comments »

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.