diastase tratamento

Você sabe o que é diástase ? A diástase abdominal é a condição que pode acontecer quando ocorre o afrouxamento dos músculos abdominais após a gravidez ou grandes emagrecimentos. Pessoas que já foram obesas ou que passaram por grandes variações de peso (tanto homens quanto mulheres), ou mulheres que já foram gestantes sabem bem o que é isso: por mais que tentam “encolher” a barriga, ela insiste ficar “estufada”,abaulada!!…

👉🏼Quando a paciente é jovem, os músculos abdominais encontram-se unidos, juntos na linha média, e atuam como se fosse uma cinta interna, deixando a “barriga para dentro”. Devido ao aumento do volume abdominal na gestação , essa musculatura  do abdomen pode se esticar além da sua capacidade (pressionada pelo excesso de gordura intra-abdominal ou pelo crescimento do útero gestante) e não consegue mais voltar à sua posição original, ficando flácida, afastada, aberta e abaulada… Trata-se de uma linha funda que pode ir da região do peito até o abdômen e mostra a separação dos músculos reto abdominais. Entre os fatores causadores da diastase, temos: múltiplas gestações, bebê muito grande, desbutrição, sedentarismo, hormônios que levam ao relaxamento da musculatura e, como faldo, o excesso de, ganho de peso na gestação. Essa é uma condição estética extremamente incômoda para os pacientes que possuem essa condição. Após a diástase, por mais que a pessoa realize exercício físicos e dieta, o abdomen pode não retornar o que era antes, devido a separação dos músculos abdominais.

O diagnóstico da diástase é realizado pelo cirurgião plastico através do exame físico do paciente ou com a realização de exames como ulktra som de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui. Um exame caseiro pode ser realizado pela própria paciente: a paciente fica deitada e contrai o abdomen, com a mão posicionada verticalmente na linha média. Se  houver uma separação de pelo menos 3 dedos, provavelmente a paciente possui diástase.

O tratamento da diástase abdominal consiste na realização da plicatura muscular (fechamento ou aproximação da musculatura do abdome através de fortes pontos): isso reposiciona estas estruturas de volta ao que era antes e dá nova firmeza ao abdome, deixando-o mais acinturado e mais “chapado”!! Tal procedimento geralmente é realizado durante a abdominoplastia. Após a ressecção do bloco de pele abdominal, o cirurgião tem a visualização direta dos músculos abdominais, que se estiverem afastados (diástase), serão “costurados” e irão retornar com sua função de “cinta interna” deixando a barriga para dentro e afinando a cintura.

Em nossa clínica, você será atendida pelo Dr Valter Hugo, cirurgião plastico da SBCP com grande experiência em abdominoplastia e correção da diástase abdominal pós gravidez. Gostou? ❤ Ligue e agende sua consulta com 😷 @drvalterhugo .

👑Consultórios: Rua Conde de Bonfim 99 – sl 906 Tijuca, RJ ☎ (021) 2284-1721 / 3547-8621 / 3547-8622 📗WhatsApp Consultório (21) 98448-1721

Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico

Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico

Quer agendar consulta? Ligue ☎ (21) 2284-1721 / 3547-8621 ou mande msg no 📗Whatsapp do consultório (21) 98448-1721, de seg a sexta, de 9 as 18h. Agende um horário que terei o maior prazer em atendê-lo(a).

Dúvidas? Escreva um Comentário!