Home » Cirurgia Plastica Masculina

Fimose

Submitted by on 24/12/2012 – 5:05 pm4 Comentários | 104,856 views

CIRURGIA DE POSTECTOMIA OU CIRCUNCISÃO : PLÁSTICA PENIANA

fimose

O sexo é parte integrante da vida de qualquer homem. Entretanto, quando nosso “equipamento” não funciona como deveria, pode ser motivo de grande frustração e ansiedade. Um dos problemas mais comuns do universo sexual masculino se refere a persistência da fimose na vida adulta. A fimose é uma condição onde o prepúcio ( pele que recobre a cabeça do penis ) se encontra estreitado, não permitindo a exteriorização completa da glande peniana. Essa situação pode provocar dor e desconforto durante a ereção, atrapalhando o ato sexual e impedindo a correta limpeza da região, levando a formação de smegma ( uma fina película branca com odor bastante desagradável que aumenta significativamente a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis e de infecções no pênis) [1].


Clique no link do Youtube e veja video cirurgia fimose em 3D .
** Atenção: O video contém cenas de cirurgias e são mantidas por terceiros no site YOUTUBE.com , de modo que não nos responsabilizamos por seu conteúdo. Apenas fornecemos o link**

Atualmente, com a disponibilidade de informações proporcionada pela Internet , discussões a respeito da sexualidade se tornaram muito mais comuns. Se antigamente, os homens que percebiam uma inadequação relacionada ao seu órgão genital não tinham outa opção senão sofrer em silêncio e se conformar com tal situação, a medicina moderna oferece uma possibilidade real de tratamento para os mais diversos distúrbios sexuais, principalmente a fimose. A satisfação com o próprio corpo é importante para a auto-confiança no desempenho sexual e o tratamento da fimose pode realmente ajudar na auto estima do paciente que possui o problema.

CLASSIFICAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE FIMOSE

De acordo com a posição do anel prepucial e capacidade de retração cutânea, o excesso de prepúcio cobrindo a cabeça do pênis pode ser classificado em 4 tipos:

fimose fotos

A) sem retração prepucial;

B) exposição do meato uretral;

C) exposição de metade da glande;

D) exposição incompleta da glande devida a aderências prepuciais ao sulco coronal;

QUANDO A FIMOSE PODE SER CONSIDERADA NORMAL?

Praticamente todos os bebês ao nascerem, possuem um prepúcio não retrátil, devido a existência de aderências naturais entre o mesmo e a glande, que impedem a completa exposição da cabeça peniana. Nessa idade, a presença de fimose é perfeitamente normal ( fimose fisiológica ). Geralmente, a situação se resolve espontaneamente com o passar do tempo, e aos 16 anos de idade, a maioria dos homens já é capaz de expor totalmente a glande. Quando isso não ocorre, e a persistência da fimose está provocando sintomas, você pode ser um bom candidato para cirurgia fimose ( postectomia ). Entre os sintomas mais comuns que podem indicar uma cirurgia, estão:

  • Incapacidade de expor a glande durante o ato sexual ou masturbação
  • Formação de uma espécie de balão na ponta do pênis, durante a micção, correspondente ao prepúcio dilatado pela urina. Essa “obstrução” aumenta consideravelmente a incidência de infecções locais como uretrite e balanite [1];
  • Ocorrência de ereções dolorosas;
  • Sangramentos frequentes;
  • Dificulade para urinar ou fluxo baixo durante a micção
  • Ocorrência de parafimose ( emergência médica )
  • pré requisito para bioplastia peniana ( engrossamento do penis )

Entre os sintomas fimose acima citados, o mais grave certamente é a ocorrência de parafimose. O indivíduo portador de um prepúcio estreitado nunca deve tentar expor agressivamente a cabeça peniana. Em alguns casos, quando o prepúcio apertado é retraído, ele fica “preso”, impedindo que ele volte a condição anterior,  caracterizando a chamada parafimose.

cirurgia fimose
A parafimose é uma emergência médica e o tratamento deve ser rápido para evitar complicações

Nessa situação, o penis pode ficar bastante arroxeado, dolorido e inchado (edema), o que pode impedir a chegada de sangue na extremidade peniana. Caso essa situação não seja rapidamente corrigida, a perda do fluxo sanguineo na região pode levar a necrose (morte tecidual) do penis em algumas horas.

TRATAMENTO E CIRURGIA FIMOSE

A cirurgia para correção da fimose ( também chamada de postectomia ou circuncisão ) é relativamente simples, realizada geralmente sob anestesia local ( em crianças, devido a falta de cooperação, geralmente está indicada a anestesia geral) e possui duração média de 60 minutos. A cirurgia tem início com a demarcação do excesso de pele que recobre a cabeça do penis. Essa marcação prévia é de suma importância para o sucesso da cirurgia, já que a remoção excessiva poderia acarretar em sérios problemas na estética peniana, como encurtamento e curvatura anormal do mesmo, devido a “sindrome de pele curta”. Após a excisão cutânea, são realizados suturas com fios absorvíveis ( que caem naturalmente após 30 dias ) e o curativo local. Após o procedimento, o paciente pode retornar as atividades profissionais já no dia seguinte, desde que não envolva atividade física intensa. As relações sexuais estão liberadas após 30 dias.

fotos cirurgia fimose

Na clínica Bioplastica, nós sabemos que a ocorrência de fimose é algo realmente sério, podendo ser motivo de embaraço e vergonha para um grande número de homens. Se você tem fimose, saiba que você não está sozinho, e que a solução para o seu problema depende exclusivamente de você. Na Bioplastica, você irá encontrar uma equipe de cirurgiões com grande experiência no tratamento fimose, prontos para esclarecer as suas dúvidas e lhe indicar o melhor procedimento para o seu caso. Se você ficou interessado no assunto, ligue 021-2547-8621 ou 8448-1721 e agende sua consulta de avaliação. A conquista de uma vida sexual mais plena e saudável pode estar mais próxima do que você imagina!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Hayashi Y, Kohri K. ” Circumcision related to urinary tract infections, sexually transmitted infections, human immunodeficiency virus infections, and penile and cervical cancer.” Int J Urol. 2013 Apr 9. doi: 10.1111/iju.12154

4 Comments »

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.