Connect with us

Hi, what are you looking for?

Cirurgia Masculina

Ginecomastia

Os homens que possuem ginecomastia, que é a mama de aspecto feminino no homem, não mais precisam sofrer em silêncio. A cirurgia plastica de ginecomastia proporciona um peitoral firme e plano, consistente com o tórax masculino.

ginecomastia

tópicos : fotos | tratamento da ginecomastia | anabolizantes

Mamas grandes são geralmente relacionados ao sexo feminino e representam uma característica física bastante atraente e até mesmo, desejável nas mulheres. Entretanto, quando temos esse aparecimento de seios femininos em homens, estes se tornam fonte de grande vergonha e sofrimento psicológico. A ginecomastia ( ou mamas masculinas ) se refere exatamente a esse surgimento anormal de seios com aspecto feminino no homem. Estudos apontam que cerca de 60% da população masculina adulta venha a apresentar ginecomastia em algum grau, desde a adolescência até a vida adulta.

Embora seja normalmente considerada uma alteração benigna da mama, a ginecomastia (mama masculina) é fonte de grande ansiedade e sofrimento emocional para o paciente com ginecomastia. Um peitoral reto, plano e atlético é um dos grandes sinais definidores de virilidade e masculinidade nos homens. Ter um peitoral que se assemelhe, mesmo que minimamente, a uma mama feminina, pode ser psicologicamente arrasador para o paciente com esse problema, que passa a desenvolver baixa auto estima, e, pode levar em alguns casos,  ao desenvolvimento de um grave quadro de isolamento social.

É bastante freqüente que homens portadores de ginecomastia, até mesmo em suas formas mais leves,  possuam receio de ficar sem camisa em público, o que os impede de ir a piscina, praia  ou frequentar vestiários. Diante do problema, muitos pacientes com ginecomastia tendem a adotar comportamentos que tentam em vão camuflar o problema, como a utilização de camisas largas e passar horas em frente ao espelho fazendo pressão para que o peitoral pareça mais plano. Infelizmente, o que comumente observamos  é que o paciente portador dessa condição geralmente sofre em silêncio, com vergonha de procurar auxílio médico e simplesmente espera que a ginecomastia desapareça, o que simplesmente não ocorre, na grande parte dos casos.

Fig. 1 – Fotos de ginecomastia : observe o aspecto de seios feminilizados no homem

Embora a causa da ginecomastia esteja frequentemente relacionada ao uso de anabolizantes por praticantes de musculação e fisiculturismo, a verdade é que na grande maioria das vezes, a ginecomastia não possui uma causa identificável, sendo simplesmente um desequiíibrio hormonal na produção de estrogênio e progesterona que pode acometer o indivíduo que irá então desenvolver a ginecomastia. A boa noticia é que a ginecomastia é perfeitamente tratável através da cirurgia redução mama masculina , um procedimento cirúrgico de curta duração, rápida recuperação e com ótimos resultados estéticos.

CLASSIFICAÇÃO DA GINECOMASTIA

A ginecomastia pode ser classificada, segundo o grau de acometimento do paciente, que pode ser menos ou mais grave. Tal classificação irá influir diretamente no tratamento da ginecomastia, ja que cada grau irá possuir um tipo de intervenção cirúrgica mais adequado:

Ginecomastia Grau l: Possui apenas tecido glandular, sem flacidez de pele ou gordura. Seu tratamento proporciona excelente resultado estético, com uma cicatriz que fica disfarçada na região inferior da aréola do paciente.

Ginecomastia Grau ll: A ginecomastia se apresenta difusa no tórax do paciente, com tecido glandular associado a gordura localizada na região peitoral, porém sem flacidez de pele. É o tipo mais comum de ginecomastia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Ginecomastia Grau lll: A ginecomastia acomete toda a região peitoral, com grande flacidez cutanea, presença de tecido glandular mamario e gordura na região. É o tipo de ginecomastia mais grave, e requer uma intervenção cirúrgica maior (e portanto com cicatrizes maiores devido a retirada do excesso de pele), geralmente sob anestesia geral. A cicatriz resultante pode ser em “T” invertido , como em uma mamoplastia redutora, ou horizontal, na região peitoral.

Fig. 2 – Foto da incisão periareolar e da glândula mamária retirada na ginecomastia

Na ginecomastia masculina grau 1 e 2, quando há apenas tecido glandular e gorduroso, sem flacidez de pele associada, a cirurgia  é realizada sob anestesia local, com duração media de 1h e 30 min, sendo o paciente liberado logo após a realização da ginecomastia ( cirurgia redução mama masculina ). Por ser realizada na maioria dos casos com anestesia local, os pacientes geralmente retornam para as atividades cotidianas e trabalho cerca de 48h após realização do procedimento. A cicatriz para retirada da glandula fica localizada na região peri areolar inferior e geralmente goza de ótimo resultado estético, devido ao fato de que a aréola já possui uma coloração mais escurecida, o que disfarça a cicatriz resultante. Após cerca de 3 meses, a cicatriz periareolar já está bem discreta, e o paciente já pode exibir o seu novo contorno corporal, sem que ninguém perceba que naquela região foi realizada algum procedimento cirúrgico.

Geralmente associamos uma pequena lipoaspiração na maioria dos casos de ginecomastia, que proporciona melhor resultado estético, já que deixa a região mais plana e evita depressões e afundamentos, comuns na cirurgia de ginecomastia quando se faz apenas a remoção cirúrgica da glandula, sem o auxílio da lipo. Nos casos de ginecomastia grau 3, onde há flacidez de pele associada, faz-se necessário a remoção desse excesso de pele, gerando cicatrizes maiores, como a cicatriz periareolar ou a do “T” invertido. Mesmo em casos onde exista flacidez de pele, uma opção cirúrgica válida é realizar primeiramente, apenas a lipoaspiração e a retirada da glandula, já que a lipoaspiração por si só promove uma grande retração da pele, e em muitos casos, a pele diminui e retrai de tamanho, evitando cicatrizes maiores e desnecessárias.

PÓS OPERATORIO DA CIRURGIA DE GINECOMASTIA

Por ser realizada na grande maioria dos casos com anestesia local, o procedimento cirúrgico possui uma recuperação bem rápida, onde a grande parte de nossos pacientes retornam ao trabalho já no dia seguinte à realização da cirurgia, contanto que o mesmo não requeira atividade fisica que demande levantamento de peso. Embora seja normal sentir algum desconforto por alguns dias no pós operatório da ginecomastia, esses sintomas são inteiramente controlados por analgésicos orais receitados por seu médico . Geralmente é agendada uma consulta de revisão cerca de 7 dias após a realização da ginecomastia, e 14 dias após, quando será feita a retirada dos pontos da cirurgia. O paciente deve ainda utilizar uma cinta compressiva especial no pós operatorio  por cerca de 30 dias, que tem a função de evitar hematomas e diminuir o inchaço pós cirúrgico. Além da cinta, na região operada, o paciente deve realizar um tratamento pós operatório, composto de sessões de drenagem linfática manual + manthus (ultra som de alta potência), de modo a diminuir a formação de fibroses. Atividade física intensa como musculação para região peitoral só está liberada após cerca de 45 dias da realização da cirurgia, de modo a permitir uma correta cicatrização da área.

Clique no link do Youtube e veja uma matéria da TV Globo sobre ginecomastia

Em nossa clínica, você será atendido pelo cirurgião plástico Dr Valter Hugo, com larga experiência na correção cirúrgica e tratamento da ginecomastia ( redução de mamas masculinas ), que irá lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso. Ligue para o consultório no tel (021) 2284-1721 / 3547-8621 / 3547-8622 e agende sua consulta. Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia  e irá descobrir como é facil se livrar de forma permanente desse incômodo problema.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

CONSULTÓRIO:

R. Conde de Bonfim, 99/906

Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Tel: (21) 2284-1721 / 3547-8621

Whatsapp: +55 (21) 98448-1721

Dr Valter CRM 779857 – RQE 14111

Você pode gostar também

Cirurgia Masculina

A fimose ( circuncisão ) é a cirurgia plastica penis que remove o excesso de pele sobre a cabeça peniana, permitindo a exposição completa...

Cirurgia Masculina

Que homem nunca se perguntou se o tamanho do seu penis é normal? Da mesma maneira que as mulheres desejam aumentar os seios ou...

Cirurgia Masculina

A cirurgia protese peniana pode proporcionar uma vida sexual plena e saudável para aqueles pacientes que sofrem com a impotencia sexual. O procedimento geralmente...

Corpo

A abdmonioplastia é a cirurgia plástica indicada para corrigir a flacidez no abdomen, comum após a gravidez ou grandes emagrecimentos.

Registrado © 2021 Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico RJ CRM 52779857 RQE 14111