Home » Cirurgia Plastica Feminina, Cirurgia Plastica Masculina

Otoplastia

Submitted by on 07/01/2013 – 1:40 am18 Comentários | 26,874 views

otoplastia
tópicos:  fotos orelha de abanocirurgia otoplastia | video orelha abano | preço

Beleza é algo difícil de se descrever, mas fácil de ser reconhecida. Na estética facial, as orelhas desempenham um curioso papel. Enquanto os olhos, boca, cabelos ou nariz são alvos de elogios ou de críticas, às orelhas resta apenas o direito de não serem notadas. A orelha, diferentemente de outras regiões do corpo, é considerada bela justamente quando não chama atenção para si. As orelhas esteticamente ideais são discretas, simétricas, possuem curvas suaves e tamanho proporcional ao rosto. As orelhas proeminentes, chamadas de orelha abano, são uma fonte de grande desconforto tanto para homens quanto para mulheres. Não prender os cabelos, Aposentar os brincos ou desistir de algum lindo penteado com rabo de cavalo por causa das orelhas de abano é inconveniente para qualquer mulher que considere a feminilidade um quesito importante. Quando presente no sexo masculino, o problema é fonte ainda maior de angústia e sofrimento psicológico, já que os homens geralmente usam cortes de cabelo curto e não conseguem disfarçar as orelhas com o cabelo , tal qual fazem as mulheres.

foto otoplastia
A otoplastia corrige o afastamento das orelhas em relação ao crânio (seta amarela na foto).

Estima-se que as orelhas em abano ocorram em cerca de 2 a 5% das pessoas. Diferentemente de de outras deformidades, que despertam sentimento de pena ou compaixão, as orelhas em abano geram deboche, causando um grande sentimento de insegurança. Seu efeito na auto-imagem pode ser devastador, principalmente na infância, onde temos a construção de nossa personalidade, que pode ser profundamente afetada em virtude de apelidos cruéis como Dumbo ou orelhudo. Diante da situação, muitos pacientes tendem a adotar comportamentos que tentam em vão camuflar o problema, como a utilização de bonés ou passar horas em frente ao espelho fazendo pressão para que a orelha fique no lugar certo. Infelizmente, o que comumente observamos é que o paciente portador dessa condição geralmente sofre em silêncio, com vergonha de procurar auxílio médico e simplesmente espera que o problema desapareça, o que não ocorre, na grande parte dos casos.

cirurgia de otoplastia
No paciente com orelha abano há um apagamento das curvas naturais da orelha (seta vermelha). A cirurgia de otoplastia corrige o problema, devolvendo naturalidade e forma à região.

A boa noticia é que as orelhas proeminentes são facilmente tratáveis, através da cirurgia de otoplastia, um procedimento cirúrgico de curta duração, rápida recuperação e com ótimos resultados. Poucos procedimentos no campo da cirurgia plastica proporcionam um impacto tão dramático na estética e auto estima do individuo, quanto a realizaçao da otoplastia. A cirurgia orelha pode ser realizada, inclusive, em crianças a partir dos seis anos de idade, período em que a cartilagem da orelha já atingiu o tamanho máximo, próximo ao de um adulto. Essa época é ideal para a realização da otoplastia porque evita que criança seja alvo das brincadeiras incômodas e apelidos cruéis dados pelos coleguinhas de escola, que podem levar ao desenvolvimento de baixa auto estima, e, em alguns casos, desencadear um grave quadro de isolamento social. Como ocorre em toda cirurgia estética, o desejo para realizar a otoplastia deve partir da vontade do próprio paciente. O papel do cirurgião é justamente definir se esse desejo expresso pelo paciente é real, e o tipo de cirurgia mais indicado para cada caso, segundo as particularidades individuais de cada um. Estando o paciente ciente da importância que a cirurgia corretiva das orelhas pode desempenhar em sua auto imagem, provavelmente vai ser mais cooperativo na realização do procedimento e apresentar uma grau de satisfação maior com o resultado da otoplastia.

CIRURGIA ORELHA E QUALIDADE DE VIDA

A otoplastia melhora a qualidade de vida. Um estudo de 2009, realizado pelo Hospital Universitário de North Staffordshire, na Inglaterra, demonstrou que crianças com idade entre 5-16 anos reportaram um aumento de 97% na felicidade, aumento de 92% na auto confiança, 79% aumentaram a experiência social e, uma redução de 100% de bullying após os pacientes realizarem a cirurgia de otoplastia.

otoplastia fotos
Foto pacientes com orelhas proeminentes ( orelha abano ) com indicação para otoplastia

Portanto, a cirurgia para correção de orelha abano é um meio realmente efetivo para alívio do estresse e ansiedade na grande maioria das crianças com orelhas grandes e proeminentes. Diversos estudos correlatos demonstraram resultados semelhantes quanto ao grau de felicidade e bem estar em adultos que também passaram por uma otoplastia.

COMO É REALIZADA A OTOPLASTIA?

A orelha é uma complexa e delicada estrutura que deve ser analisada sob sua forma tridimensional. O objetivo da cirurgia é o de criar um formato natural, e trazer equilibrio e proporção ao restante dos elementos que compõem a beleza facial. Mesmo a correção da menor das deformidades pode causar profundo impacto na aparência e auto estima do paciente com orelhas de abano. Exatamente por isso, além da técnica e profundo conhecimento anatômico dessa delicada região, é necessário um elevado grau de senso artístico do cirurgião de modo a produzir resultados naturais e estéticos na cirurgia de orelha abano ( otoplastia ).

orelha abano
O conhecimento da delicada anatomia auricular é essencial para o sucesso da cirurgia orelha abano.

A correção cirúrgica da orelha abano geralmente é um procedimento rápido, realizado sob anestesia local e com duração média de 60 minutos. Existem 3 passos básicos para realização de uma cirurgia de otoplastia:

01. Primeiramente  o cirurgião marca uma elipse na região atrás da orelha, correspondente ao excesso de pele que será retirada e onde será realizada a incisão que dará acesso a estrutura cartilaginosa interna da orelha.


Clique no link do vídeo no Youtube sobre cirurgia de otoplastia.
** Atenção: O video contém cenas de cirurgias e são mantidas por terceiros no site YOUTUBE.com , de modo que não nos responsabilizamos por seu conteúdo. Apenas fornecemos o link**

02. Através dessa incisão o cirurgião pode remodelar as curvas e projeções da orelha através da realização de suturas internas, e remover o excesso de cartilagem, corrigindo a projeção excessiva das orelhas em abano, tornando-as mais próximas a região craniana. O procedimento é realizado sob anestesia local e sedação oral e possui duração média de 60 minutos ( no caso de crianças, pode ser necessário a utilização de anestesia geral e internação hoispitalar, devido a falta de cooperação da mesma).

cirurgia otoplastia
Foto 1 – Passo a passo da cirurgia para correção da orelha de abano.

03. Terminada a otoplastia, é realizado um curativo em forma de capacete para proteger a região. O curativo geralmente é retirado em 72h e após o paciente deve utilizar uma faixa na região por cerca de 2 meses. Deve-se evitar a realização de esportes de contato como futebol, basquete ou vôlei durante os 3 primeiros meses após a cirurgia de modo a evitar o trauma local, já que nesse período o reponsável por manter a nova forma da orelha são as suturas internas realizadas na otoplastia. Caso haja um trauma na região durante esse período, as suturas podem vir a se soltar e a orelha de abano pode sofrer recidiva em seu formato original. Após 3 meses, a cartilagem já adquire memória, e mesmo que ocorra abertura das suturas internas, temos a manutenção do novo formato das orelhas proporcionado na otoplastia.

A cirurgia de otoplastia pode proporcionar resultados estéticos bastante compensadores para o paciente, desde que o paciente possua expectativas realistas a respeito do procedimento.Na Clinica Bioplastica você encontra uma equipe médica treinada e experiente na cirurgia de otoplastia, pronta para esclarecer suas dúvidas e lhe indicar a melhor intervenção cirúrgica para o seu caso. Nossa clinica está localizada na bela cidade do Rio de Janeiro – RJ , na Rua Conde de Bonfim, 99/906. Se você ficou interessada na otoplastia, ligue 021-3547-8621 e agende sua consulta de avaliação na Bioplastica. A solução para esse incômodo problema pode estar mais próxima do que você pode imaginar!

18 Comments »

Leave a comment!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.