SEROMA em Cirurgia Plastica

seroma

Você sabe o que é SEROMA em protese de silicone? É o acúmulo de líquido inflamatório estéril (sem infecção) na região que foi operada. O seroma pode ocorrer em qualquer procedimento cirúrgico, mas geralmente acontece naqueles onde há grandes áreas descoladas, como na abdominoplastia , prótese de mama, mastopexia, etc. Vale lembrar que este liquido (seroma) não é considerada uma intercorrência. O seroma é totalmente normal, e faz parte do processo de cicatrização da região submetida a cirurgia plastica.

Quais os sintomas do seroma pós cirúrgico?

  • Saída de líquido citrino, claro ou transparente pela cicatriz;
  • Edema no local da cirurgia;
  • Flutuação no local da cicatriz;
  • Região da cicatriz cirúrgica pode ficar dolorida;
  • Pele com cor avermelhada e aumento da temperatura em volta da cicatriz.
  • Não é purulento. Se houver pus, provavelmente existe infecção.

No caso especifico de prótese de mama, deve ser acompanhado com mais cuidado, pois o excesso de seroma pode forçar a cicatriz e levar a abertura de algum ponto, por onde pode sair o seroma. Esse orifício de saída pode ser a porta de entrada para uma infecção externa, o que poderia levar, em casos extremos, até a retirada da prótese. O mais importante é comunicar IMEDIATAMENTE o seu cirurgião , para que ele tome as medidas necessárias, como início de antibióticos e curativos diários e, em alguns casos, a aspiração do seroma, sob anestesia local. Geralmente, com o tratamento adequado, ocorre a reabsorção do seroma pelo organismo e a resolução do problema, porém se a paciente deixar o quadro evoluir e não avisar o seu médico, realmente pode ocorrer uma complicação como a infecção do implante.

Na realização de abdominoplastia, devido ao grande descolamento da região abdominal, a maioria dos cirurgiões opta por colocar um dreno no pós operatório imediato, que irá justamente coletar esse líquido, impedindo seu acúmulo no pós operatório imediato.

seroma como eliminar

No caso da lipoaspiração, é comum a ocorrência de seroma, principalmente na região pubiana e no cóccix. Geralmente o organismo reabsorve esse líquido com o passar do tempo, principalmente com o uso da cinta compressiva e a realização da drenagem e ultra som pós operatórios. Caso esteja em muita quantidade, o cirurgião pode optar por realizar uma pequena punção (aspiração) do seroma sob anestesia local, tratando imediatamente essa ocorrência. Como falado, o mais importante é sempre comunicar o seu médico, para que ele tome as medidas mais adequadas, de acordo com cada caso.

tratamento seroma

😘 Gostou? ❤ Ligue e agende sua consulta com 😷 Cirurgião Plastico Dr Valter Hugo . 👑Consultórios Dr Valter Hugo: Rua Conde de Bonfim 99 – sl 906 Tijuca, RJ ☎ (021) 2284-1721 / 3547-8621 / 3547-8622 📗WhatsApp Consultório (21) 98448-1721

Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico

Dr Valter Hugo Cirurgião Plastico

Quer agendar consulta? Ligue ☎ (21) 2284-1721 / 3547-8621 ou mande msg no 📗Whatsapp do consultório (21) 98448-1721, de seg a sexta, de 9 as 18h. Agende um horário que terei o maior prazer em atendê-lo(a).

Dúvidas? Escreva um Comentário!